Evento marca o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho


Evento terá a participação do senador Paulo Paim
e do presidente do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales
Nesta segunda-feira (28), a partir das 9h, a prefeitura de Canoas, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Canoas-Vale dos Sinos e Fórum Sindical Saúde do Trabalhador (FSST) realizam um evento para marcar o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. As atividades serão realizadas em frente ao Paço Municipal de Canoas, na Rua 15 de Janeiro.

A solenidade de abertura terá o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS), Claudir Antonio Nespolo, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil RS (CTB/RS), Guiomar Vidor, e o presidente do Conselho Estadual da Saúde, Paulo Humberto Gomes.

Logo depois da abertura, haverá uma mesa de debates com o advogado do Sindicato dos Metalúrgicos, João Lucas de Mattos, o diretor de Saúde da Federação dos Trabalhadores da Alimentação RS (FTIA-RS), Mário Reis, o vice-presidente do Sindicato Moveleiro de Bento Gonçalves, Ivo Vailatti, Antônio Munari, da direção executiva do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, e o presidente do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales. O tema será "Justiça do trabalho, previdência, reabilitação, aposentadoria e benefício".

Às 11h, será realizado outro debate, sobre "Intervenção do Estado na saúde do trabalhador, Fiscalização de Acidentes de Trabalho, Saúde do trabalhador". Ele terá a participação do chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), do presidente da Associação Gaúcha dos Auditores do Trabalho (Agitra), Luiz Alfredo Scienza, e o médico do trabalho Rogério Dorneles, do Cerest de Canoas. 

O encerramento está previsto para as 13h, com a participação do senador Paulo Paim e do coordenador do FSST, Marcelo Jurandir.

Haverá atividades na praça João Costa, das 9h às 17h,
promovidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
A data

No dia 28 de abril de 1969, a explosão em uma mina de Farmington, Estado de Virgínia, Estados Unidos, vitimou 78 mineiros. Em 2003, em memória às vítimas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou esta data como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, regulamentado pela Lei nº 11.121/2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário